Skip to content

{ Monthly Archives } July 2001

Citação do dia : ” Has de saber , o Sancho amigo , que yo nací , por querer del cielo , en esta nuestra edad de hierro , para resucitar en ella la dorada o de oro . Yo soy aquel para quien están guardados los peligros … ”

( Cervantes )

Citação do dia :

” …O que vejo , o que sou e suponho

não é mais que um sonho num sonho ”

( Edgar Allan Poe )

Citação do dia : ” Suil , suil , suil arun , suil go siocaire agus , suil go cuin ( * ) ”

( * ) Vai , vai , vai teu caminho , vai em seguro , vai com cuidado

( James Joyce )

Uma das peculariedades da palavra escrita é o fato de um texto que foi escrito em um contexto , servir como uma luva , algum tempo depois , para definir outra situação , muito diversa da que motivou seu autor . No caso a citação do dia , foi escrtita em 24 de Novembro de 1971 pelo poeta/letrista/jornalista/ator Torquato Neto no jornal Última Hora , para definir o clima repressivo/depressivo da cena política e cultural de Pindorama país do futuro . Ontem , após assistir na TV em uma partida de futebol , o massacre que a seleção de Honduras aplicou na outrora tão temida seleção de Pindorama , folheei um livro com artigos de jornal do autor retro-mencionado e fiquei estarrecido ao perceber um fragmento de uma crônica que definia com precisão o estado de terror psicológico que se infiltrva na mente do tele-espectador . Eis o texto :

” Baixo , muito baixo , baixíssimo . Caindo na cabeça das pessoas e as pessoas na rua , basta olhar , correndo como malucos de hospício , arrastação . Enfim o impossível acontece : acontece , sim o impossível continua acontecendo . Afastar o baixo astral com uma palavra : SIM ”

( Torquato Neto )

Citação do dia : “É fama que ao perguntarem a Whistler quanto tempo lhe fora necessário para pintar um de seus noturnos , ele respondeu : ‘ A vida toda ‘ ”

( Jorge Luis Borges )

Citação do dia : ” O homem investe demais contra os seus gostos verdadeiros . Quando devia deixar-se ser , consentir a si mesmo , procurar-se no fundo de suas tendências .

A Carne não mente . Apesar da má companhia em que vive , ainda não chegou a perfeição desse erro . Vivamos antes das palavras . Ou em vez das palavras . Seremos livres e intensos .”

( |Antônio Maria )

PAIS SUBDESENVOLVIDO NÃO TEM MEMÓRIA

Visando o embotamento da consciência crítica de nossa população , a campanha para propagar o esquecimento da história ganha proporções cavalares !!! Não vamos entrar no mérito do porquê desta tendência , uma vez que todos já sabem que um povinho sem memória vota nas mesmas pessoas que cuspira em um passado recente …ou compra CDs de pagode desconhecendo os sambas tão lindos de outrora …porém fiquei enojdo ao ler no Jornal do Brasil de ontem que os CDs de Orlan Divo jamais foram lançados aqui , enquanto que versões em CD piratas dos seus antigos vinis estoram na capital da ilha ( Londres ) , o cantor, cansado da humilhação do esquecimento forçado , não só autoriza a pirataria com dá graças à Deus . Para quem não sabe o retro-mencionado cantante lançou a clássica Bolinha de Sabão , depois regravada pelo Trio Esperança , grupo que por sua vez faz mais sucesso na França que aqui , nosso paraíso que nem se envergonha de ter expulsado sua Evinha .

Citação do dia : ” A Alegria é a prova dos nove ”

( Oswald de Andrade )

Citação do dia : ” Disse a discreta Penálope : Forasteiro ! Há sonhos inescrutáveis e de linguagem obscura , e não se realiza tudo quanto eles anunciam aos homens . Há duas portas para os leves sonhos ; uma , construída de chifre , outra de marfim . Os que vêm através do brunido marfim nos enganam , trazendo-nos palavras sem finalidade ; as que saem do polido chifre anunciam ao mortal que os vê coisas que realmente vão acontecer .

( Odisséia , XIX )

Citações do dia : ” Ontem já foi hoje e amanhã . ”

( Mário da Silva Brito )

” A eternidade existe mas não tão devagar . ”

( José de Almada Negreiros )

” Não imaginemos a matéria ininita como fez Epicuro : imaginemo-a finita . Um número finito de partíulas não é suscetível de transformações infinitas ; numa duração eterna , todas as ordens e colocações possíveis ocorrerão um número infinito de vezes . Este mundo com todos os seus detalhes , até os mais minúsculos , foi elaborado e destruído , e será elaborado e destruído infinitamente .”

( David Hume )

Citação do dia : ” O homem sabe que há na alma matizes mais desconcertantes , mais inumeráveis e mais anônimos que as cores de um bosque outonal …Crê , no entanto que esses matizes em todas suas fusões e conversões , podem ser representados com precisão por meio de um mecanismo arbitrário de grunhidos e chiados .Crê que mesmo dentro de um corredor da Bolsa realmente saem ruídos que significam todos os mistérios da memória e todas as agonias do desejo .”

(G.K. Chesterton )