Skip to content

{ Monthly Archives } September 2001

JOVENS TARDES DE DOMINGO

Nos domingos , dias dedicados ao planeta Sol (sundays) , um grande programa possível e barato é ficar a tarde (das 16:00 as 19:00) ouvindo o programa rádiofônico “Eramos todos jovens ” apresentados pelo cantor Cyro Aguiar (para quem não sabe, o ex-mutante Sérgio Dias Baptista já o acompanhou no disco “Aos músicos brasileiros”) na Rádio Tropical (107,9 Khz) . Embora a maioria ignorante ainda pense que a Jovem Guarda fosse um macaqueamento dos Beatles e cia , a verdade um dia surgirá : A Jovem Guarda teve as mais variadas influências : da Bossa-Nova ( ouça por exemplo “É tempo de Amar” de Roberto Carlos , ou os arranjos que Severino Araújo fez para o Trio Esperança ou mesmo o fato do conjunto os Caçulas se chamarem inicialmente Os Caçulas da Bossa ) ; do Samba Canção e similares ( ouçam as releituras de “Mensagem”- aquela que a Isaurinha Garcia cantava – por Vanusa , de Rosa – de Pixinguinha – pelo referido apresentador do programa , de Ave Maria no Morro – de Herivelton Martins – por Eduardo Araújo e de “Molambo” – já gravada por Elizeth Cardoso , Roberto Luna , Maysa – pelos Incríveis ) ; do rock argentino ( ouçam as versões que Sérgio Murilo gravou do então compositor e mais tarde candidato a presidência da Argentina , Palito Ortega : “Un muchacho como Yo” e “La Felicidad”) ; da música japonesa ( as versões de “Sukiyaki”e “Kokorono-niji”gravadas respectivamente pelo Trio Esperança e pelos Incríveis) , das guarânias paraguaias (Paulo Sérgio fez uma versão de Recuerdos de Ypacaraí) ; da música italiana (dentre muitas temos a versão que Erasmo fez para “Ho scritto t’amo sulla sabbia”e que Sérgio Murilo fez para “Zucchero”) ; da canção portuguesa (Roberto Carlos regravou “Coimbra”) ; da música francesa (Giane regradou “Dominique”) ; e até dos Beatles , por que não ??? Aliás pergunte a qualquer roqueiro , qual é a formação dos Beatles ? e a dos Rolling Stones ? e quem era o baterista do “Jimi Hendrix Experience” ? e o guitarrista do Led Zepellin ? e o baterista do The Who ? … e logo virão as respostas corretas : fulano , ciclano , etc .Agora pergunte ao mesmo boçal colonizado : Qual foi a formação dos Incríveis ??? Com certeza ele ficará a balbuciar monossílabos ….

Para quem não sabe : Mingo (vocal e guitarra) , Risonho (guitarra) , Neno –depois Nenê – (baixo) , Manito (sax e teclados) e netinho (bateria) .

Não sei onde li que ” o que acaba conosco não são as grandes crises (que de alguma forma resolvemos ou não) mas o cotidiano ” . Uma forma de tornar o dia-a dia mais interessante é observar a paisagem urbana .

Citação do dia : “Um homem de gênio não se engana . Seus erros aparentes são propositais e abrem as portas do desconhecido .”

( James Joyce )

ISTO É BRASIL

Aconteceu comigo . Vinha caminhando subindo , uma ladeira em Goiáz (Velho) , cidade pertencente ao patrimônio histórico da humanidade , admirando o chão de pedra a refletir a luz amarela dos lampiões (recentemete substituiram os postes , aliás uma das coisas mais horrorosas das cidades modernas são os postes) , quando ouço um órgão caseiro a tocar uma melodia de bolero , que logo reconheci : Perfídia (de auroria de Alberto Domínguez) . Curioso , aproximei-me da origem do som : a soleira de uma residência , uma vez que nesta cidade ainda existe o costume de deixar a porta aberta para que os transeuntes vejam o que se passa nos interiores dos lares (estabelecendo assim uma intercomunicação com os pedestres , cachorros de rua e o entorno urbano) . Eis a cena : sala de estar pequena , com móveis antigos envernizados , de costas para a porta uma mulher caucasiana gorda de meia-idade a tocar a supracitada melodia no retro-mencionado instrumento musical (ia lembrando trechos da letra : Yel mar espejo de mi corazon / las veces que me ha visto llorar la perfidia de tu amor , etc,etc, etc…) , em pé dançando de costas para mim , uma senhora cafuza magra e em idade avançada , e bem na minha frente , uma criança índia (emboaba talvez) com cerca de quatro a cinco anos (a única das três que notara a minha presença) que também dançando , olhava para mim e sorria !!! Naquele instante , em um fim de tarde em uma cidadezinha do centro-oeste tive a absoluta certeza que via o Brasil !!!

Citação do dia : “Perdi-me dentro de mim

Porque eu era labirinto

E hoje quando me sinto

É com saudades de mim ”

( Mário de Sá Carneiro )

Citação do dia : “Onde o dizer é fazer o ouvir é ver . Suponhamos que diante de uma visão estupenda , saiam os sentidos fora de sua esfera e inaugurem o ver com os ouvidos e o ouvir com os olhos ”

( Padre Antônio Vieira )

Um artista que deveria ter maior reconhecimento é Louis Wain . Foi um artista que só pintava gatos . No início eram cenas familiares de felinos ilustrando cartões postais . Porém com o desenvolvimento da piscose do pintor , os gatos começam a adquirir feições mais expressivas , até quando a fragmentação faz com que a representação pictórica transcenda o objeto representado . ( Será que nesta fase ele atigiu a iluminação ??? )

A citação de hoje é de uma grande escritora , que infelizmente só tem um livro publicado :

” sou só um + q nenhum as retrancas os sonhos mortos. trancados numa fleuma num posto protozoário de artigos indispostos. assuntos e questões sem respostas sim e daí. é nisso q me diversifico…ou vide vinho. repulsas + q um q nenhum vertigem sana de acordos e perdições. e fantasmas. uns tão oniscientes e nefastos como aquela suspeita que tive em ti. e o fogo da minha feiúra os pronomes. possessivos oblíquos raros anônimos. intenções. alguns nomes além da flecha ambidestra. o vértigo recheio seus amálgamas as reticências os cálices nos neurônios ”

( Suzana Cano )

Citação do dia : ” Wenn die Affen es darin bringen könnten , Langeweile zu haben , so könnten sie menschen werden ” (*)

( Goethe )

(*) Se os macacos chegassem a sentir tédio , poderiam tornar-se gente .

Citação do dia : “Comandos no ar informam sobre a temperatura vigente nos dois pólos da questão : tudo azul e escuro . Olha o telex : azul muito escuro do lado de cá enquanto as cobras se decifram à beira da piscina azul escuro do super-hotel de luxo às margens das águas artificiais em Pindorama Palace .

Informações para quem se liga : a paisagem aguarda inquieta resoluções dos altos escalões das cobras … ”

( Torquato Neto )