Skip to content

{ Monthly Archives } April 2002

A SEREIA VESGA DO MAR DO ENGÔDO

Itacyr de Souza e Barros caminhava melancólico pela areia de Copacabana , vindo de mais uma noitada de trabalho . Trajando um elegante “summer jacket” , parou de repente defronte ao oceano , ajeitou o trombone que trazia indolentemente , e começou a tocar o bolero “Frente al Mar” de autoria de Marianito Mores e Taboada .

A medida que a melodia evoluia , o nosso protagonista começou a perceber uma luminosidade estranha vinda das águas … primeiro percebeu um rochedo surgir do império de Netuno , depois sobre a referida rocha , notou a figura de uma mulher linda , porém metade peixe . “Meu Deus , não acredito …é uma sereia !!!” pensou …

– Sim , sou mesmo … você nunca acreditou que seres como eu existissem ???

– Não sei …sei lá …é muito complicado … Respondeu Itacyr um tanto quanto titubeante , emendando logo a seguir : – Eu já li sobre algumas lendas : o Boitatá , o Saci , o Negrinho do Pastoreio , a Mula sem …

– Esqueça – interrompeu a beldade marinha – estas criaturas pertencem ao folclore …eu não … eu surgi em 1956 , através de uma figura de linguagem de um poema que se materializou na minha pessoa . Eu sei de muitas coisas , inclusive o motivo de sua tristeza … é por causa daquela que é o grande amor da sua vida e nunca te deu bola .

– Poxa … é mesmo …

– Então … vamos fazer um trato … você grava uma música usando a poesia da qual surgi , que a mulher que você tanto deseja virá em um piscar de olhos …

– Mas por que você precisa que o poema seja musicado ??? Perguntou o nosso amigo estarrecido .

– O poema que te falei , chama-se “O Ataque do Poeta a Copacabana” de autoria de Paulo Gomide , e quase ninguém se lembra dele …no dia em que for totalmente esquecido eu desaparecerei …porém se alguém musicá-lo eu poderei viver por muito mais tempo … e a música será um sucesso , garanto …

– Gozado , meu pai sempre me falou de um cara com este nome que dava aula de bússola mental , que só tomava taxi preto com motorista português , que levava sete malas para passar uma só noite no Copacabana Palace , e que …

– É este mesmo – interrompeu novamente a nossa protagonista – Trato feito ???

– É claro …

– Só mais uma coisa … no dia em que sua querida se apaixonar por você ela se tornará vesga …tudo bem ???

– Tudo bem . – Respondeu Itacyr percebendo que a sereia também era estrábica .

Deu-se o combinado , o trombonista depois de algum esforço , conseguiu achar em um sebo , o livro “Rio de Janeiro em prosa e verso” , editado em 1965 , que continha a poesia supracitada ; musicando-a . A gravação fez enorme sucesso , a dama dos sonhos do músico repentinamente se apaixonou pelo rapaz e começou a apresentar sinais latentes de estabismo , e a sereia continua feliz e radiante .

Aqui vai o poema que deu origem a estória :

ATAQUE DO POETA A COPACABANA

Que fim levaram teus cajueiros

Que perfumavam a areia clara,

Copacabana de maconheiros

E paus de arara ?

Sereia vesga do mar do engôdo,

Maré-me-leva, maré-me-traz,

Por quem patinas no asfalto o lôdo

Dos conformismos sentimentais ?

Ó polinésia de vigaristas.

Esgôto escuso de tantos ais,

Não te envergonhas de tuas conquistas

Tabela-Price ?

Não te envergonhas das tuas vergonhas

Poluindo o oceano de tuas manhãs?

Não te envergonhas dos sem-vergonhas

Que te entulharam de cortesãs ?

Nossa Senhora dos Condomínios

Que maus presságios andam aos ventos

Da grande praia dos lenocínios

E apartamentos …

De forte mesmo , só resta o forte

Da bela imagem, que o resto é mangue

De vidas podres vendendo a morte

Financiamentos de amor e sangue.

Nossa Senhora do Lago Andino ;

Por teu menino , tua candeia,

Lava este bairro do mau destino

Que o lisongeia .

( Paulo Gomide )

Tagged

SETE ATRIBUTOS DE UMA MULHER : ANECY CYLENE

– Morre de medo de criancinhas engravatadas , motivo pelo qual evita ir a casamentos .

– Coleciona estojinhos de primeiros-socorros.

– Quando visita prédios , cujos halls dos apartamentos tem objetos de decoração , tem o costume de trocar sorrateiramente as peças de andar (exemplo : coloca o quadro do terceiro andar no sétimo , e o vaso do sétimo andar no terceiro ) .

– Chora quando vê as estátuas do Borba Gato e da Mãe Preta , apesar de ignorar que ambas foram realizadas pelo mesmo escultor (Júlio Guerra).

– O fato de ser ambidestra permite que ela se dê ao luxo de comer alimentos doces com a mão direita e salgados com a esquerda .

– Mantém sempre dentro da bolsa um frasco com água-benta e uma garrafinha de gin .

– Gosta de esgravatar os dentes com anzóis de pesca ao invés de palitos de madeira ou fio dental.

Tagged

DICA DE HOJE : O blog do Alexandre Villares publicou a foto de um quadro meu intitulado “Tem que acontecer” : legal !!!

SETE ATRIBUTOS DE UMA MULHER3 : FABÍOLA LAURA

– Morre de medo duas coisas : gavetas abertas e cachorros da raça pequinês .

– Coleciona albuns de fotos de família de pessoas desconhecidas .

– Quando arruma um novo namorado , tem o costume de enviar pelo correio um envelope anônimo contendo uma carta de baralho , cuidadosamente escolhida .

– Chora em qualquer feira-livre ( embora recuse as frutas , verduras e legumes que os feirantes insistam em oferecer como consolação ) .

– Não come coisas que começem pelas letras “F” e “L” ( feijão , figo , foie-gras , farofa , lula , lasanha , lingüiça , lombo , laranja , etc ) , suas iniciais .

– Mantém sempre uma agenda em branco dentro da bolsa , pois acredita que com este gesto atrairá um futuro , no qual não existirão horários a cumprir .

– Em eventos sociais , gosta de declamar poemas de Cecília Meireles e de imitar os personagens do programa “Chaves” .

Tagged

SETE ATRIBUTOS DE UMA MULHER : HELGA GABRIELLE

– Morre de medo de saci , razão pela qual jamais praticou camping ou demais atividades , hoje classificadas como eco-turismo .

– Coleciona cardápios de restaurantes escritos incorretamente , sendo que as peças são arquivadas de acordo com o erro gramatical.

– Aos domingos , tem o costume de abrir todas as torneiras da casa ( por no mínimo seis horas ) , para tirar os maus fluidos .

– Chora toda vez que vê crianças empurrando carrinho de supermercado.

– Em sua infância não bebia refrigerantes com casco verde ( antigamente as águas tônicas , sodas , limonadas e os guaranás , não importa a marca , tinham rótulo de papel , que era colocado sobre garrafas de vidro marrom ou verde ) , hoje evita as marcas de cerveja long neck cujos vasilhames são desta cor .

– Mesmo não estando em férias , mantém sempre dentro da bolsa , guias turísticos de cidades distantes , dando preferências a lugares em que nunca esteve .

– Gosta de ler filosofia existencialista ouvindo música sertaneja .

Tagged

SETE ATRIBUTOS DE UMA MULHER : JOELMA MARIANA

– Morre de medo de estouro de bola de gás e de enfeites de coruja .

– Coleciona diplomas de diferentes pessoas , diferentes países e diferentes profissões .

– Tem o costume de acordar diversas vezes durante a noite para se pentear .

– Chora em todas as manhãs de terça-feira ( nenhum psicólogo , psiquiatra ou psicanalista jamais descobriu o motivo ) .

– Não come ovos , pois afirma que é melhor comer um animal morto do que um animal não nascido .

– Em finais de semana , mantém sempre dois pares de meias dentro da bolsa ( um com cores quentes , outro com cores frias ) .

– Gosta de assistir novela mexicana sem som enquanto executa obras de Offenbach , Grieg e Liszt ao piano .

Tagged

DICA DE LIVRO : “Retrato do Artista Quando Jovem” ( A portrait of the artist as a young man ) – James Joyce . Conta a estória da infância e adolescência de Stephen Dedalus ( personagem que reaparece depois em “Ulisses” ) , seu dilema ante o amor a Deus ( religião ), o amor carnal ( prostituição ) e o amor platônico ( mulher ideal ) e suas digressões sobre os ideias de arte e beleza . A cena em que descobre a vocação de artista , é antológica . LEIA

DICA DE FILME : “Dias de Nietzsche em Turim” – Direção : Júlio Bressane , Elenco : Fernando Eiras , Tina Novelli , Leandra Leal , Mariana Ximenes e Paulo José . Com enquadramentos e planos-sequência luminosos mostrando o período em que o filósofo residiu na cidade retro-mencionada , salpicados de fragmentos de textos e música ( Nietzsche também compunha ) do protagonista . ASSISTA

DICA DE BLOG : O blog “Carne Crua” do Alberto Lima : já estava na hora do artista gráfico e grafiteiro ( integrou o famoso grupo Tupinãodá ) mostrar suas coisas : ACESSE

Citação do dia : “Ad pulcritudinem tria requiruntur integritas , consonantia , claritas . (*)

(*) Três coisas são necessárias à beleza : inteireza , harmonia e radiação .

( São Tomás de Aquino )

SONHOS E NUVENS

Débora Darlene Luz acordou sobressaltada naquela sexta-feira , pois tivera um sonho perturbador : um porquinho sorridente corria em sua direção , e subia no seu colo … ela começava a embalar o animalzinho como se fosse um neném , porém o simpático suíno se transformara em um cofrinho em forma de porco , que estourava jorrando moedas de ouro ininterruptamente …

A nossa protagonista se vestiu , se penteou e se maquiou ritualmente e se dirigiu para o aeroporto para mais um dia de trabalho como aeromoça das Linhas Aéreas Emboabas , empresa que estava fazendo sucesso repentino e inesperado , uma vez que seu fundador Izaltino de Carvalho Rondon tivera uma concepção revolucinária : comprara quase todos os aviões Electra que restavam no planeta e montou uma empresa de aviação popular , barata e segura ( estes aviões nunca caíram em muitos anos de ponte aérea São Paulo – Rio) , que se orgulhava de servir pastel , pamonha , paçoca e maria-mole , regados por café , garapa e cachaça , pois segundo nosso protagonista refrigerante e cerveja não deviam ser servidos , pois enquanto a primeira beberagem era coisa de pirralho , a outra era bebida de cafajestes . Whisky , vinho , sucos , castanha de caju e sanduiches : nem pensar , era tudo coisa de gente fresca …

É impossivel ponderar se o êxito extraordinário era fruto dos preços cobrados , dos lanches servidos , da música executada ( que ia de Cascatinha & Inhana até Altemar Dutra ) , ou se era uma combinação destes fatores ; porém o sucesso era tal que Izaltino fundou uma outra empresa para operar no interior da América do Sul : a Aerolineas Tapuias .

Minutos após a decolagem , um dos passageiros começou a se exceder na grosseria ( embora quase nenhum dos passageiros daquela companhia pudesse ser considerada uma pessoa educada ) : cuspia no chão , assoava o nariz no pano que era usado como encosto de cabeça , gargalhava e arrotava ao mesmo tempo , mostrava o saco de vômito de sua poltrona para os demais dizendo : – “Este é para a minha coleção .”

Todos solicitaram à tripulação para que aquele senhor não proseguisse o vôo , porém Débora Darlene defendeu-o tratando-o com o maior carinho , e garantiu a continuidade da viagem daquele que xingava a tudo e a todos …

Na segunda feira ela recebeu um recado , solicitando o comparecimento na sala do dono e criador da empresa . Esperava a demissão , porém o inesperado fez-lhe uma surpresa : Izaltino , que nenhum dos funcionários da empresa jamais tinha visto, era aquele senhor inconveniente do vôo da sexta .

Com o dedo mindinho , fez sinal para que ela se aproximasse dizendo : -“Como você , sem me conhecer , me tratou bem , vou pedir a sua mão em casamento !!!

Neste instante , a piedosa aeromoça percebeu o significado do sonho .

Tagged

Converso com pessoas dos mais variados países : Alemanha , Argentina , Austria ,Dinamarca , Escócia , Estados Unidos , França , Holanda , Inglaterra , Itália , Suécia , Suiça e Uruguai .

O problema da inconumabilidade surge , na medida que arranho em várias linguas … porém nada adianta , visto que constantemente estou a roer as unhas …