Skip to content

{ Monthly Archives } July 2006

A GUINNESS BRASILEIRA

Dizem pelos corredores que a magnífica cerveja Black Princess será relançada … será verdade ??? Ela era totalmente diferente das cervejas pretas feitas em Pindorama … tinha um sabor azêdo , avinhado , talvez devido a ser fabricada sem resfriamento artificial , ou seja , não pasteurizada … uma vez servi uma ao meu avô , José de Barros Martins , o editor , que disse entusiasmado que o gôsto lembrava as cervejas que bebericava em sua juventude … Era feita por um cervejaria da Baixada Fluminense , a Cervejaria Princeza que também fabricava outras marcas como a Sul Americana e a Sulamel …na verdade acho que tudo era a mesma cerveja , só que engarrafada em rótulos diferentes … sei lá … Mas tomara que relancem esta marca … nós não podemos deixar este sabor se extingüir !!!

De repente me lembrei de uma canção que eu cantava muito na minha infância :

FIZ UMA VIAGEM

Eu fiz uma viagem
A qual foi pequeninha
Eu sai dos Olhos d’Água
Fui até Alagoinha

Agora colega veja
Como carregado eu vinha
Trazia minha nega
E também minha filhinha

Trazia o meu tatu-bola
Filho do tatu-bolinha
Trazia o meu facão
Com todo o aço que tinha

Vinte couros de boi manso
Só no bocal da bainha
Trazia uma capoeira
Com quatrocentas galinhas

Vinte sacos de feijão
E trinta sacos de farinha
Mas a sorte desandou
Quando eu cheguei em Alagoinha

Bexiga deu na nega
Catapora na filhinha
Morreu o meu tatu-bola
Filho do tatu-bolinha

Roubaram o meu facão
Como todo o aço que tinha
Vinte couros de boi manso
Só no bocal da bainha

Morreu minha capoeira
Das quatrocentas galinhas
Gorgulho deu no feijão, colega
E mofo deu na farinha

(Dorival Caymmi)

Tagged ,

Citação do dia :

Que, en fin, has respondido a ser soldado
antiguo y valeroso, cual lo muestra
la mano de que estás estropeado

Bien sé que en la naval dura palestra
perdiste el movimiento de la mano
izquierda, para la gloria de la diestra. (*)

(*)Pois, enfim, demonstraste ser soldado
antigo e valoroso, como mostra
a mão da qual estás estropiado

Bem sei que na naval dura palestra
tu perdeste o movimento da mão
esquerda, para a glória de tua destra.

( Miguel de Cervantes – tradução: Maria Augusta da Costa Vieira )

Para quem não sabe Cervantes perdeu os movimentos da mão esquerda na Batalha de Lepanto (Grécia) em 1571, quando combateu os turcos sob o comando de D. João da Áustria.

Tagged ,

ABASTO SUNRISE

Tagged

CÃO SENTADO SOBRE O CASCO DE UM BARCO A OBSERVAR O MAR EM SEZIMBRA

Tagged

Ah, bebe! A vida não é boa nem má
O que lhe demos é o que ela dá.”

( Fernando Pessoa )

Tagged , ,

TEMPEROS MODERNOS

Ontem após uma reunião profissional , no centro de São Paulo , resolvi almoçar no Lírico na R. Líbero Badaró , afinal devia fazer mais de um ano que eu não comia lá … andei pela referida via e não achei o restaurante … quando estava quase chegando na Av. São João dei meia-volta e caminhei em direção ao Viaduto do Chá …quando de repente , não mais que de repente , eu avisto … Não !!! Não !!! Não !!! Eu não acreditei … dentro de um restaurante por quilo com cara de novo , reconheci sob uma camada de pintura texturizada na cor salmão , um mesanino com uma balaustrada curva sustentado por colunas cilindricas em estilo art-nouveu : ERA o Lírico , hoje é mais um quilinho … Resolvi almoçar lá … observar estes verdadeiros circos de aberrações gastronômicas super-iluminados por luminárias cromadas , abarrotado de mesas , onde pessoas mal vestidas se alimentam de um tipo de comida no qual o frango tem gosto de alface e o alface do frango. Não era auto-flagelação não … acho divertido !!! A exemplo da minha doce e linda namorada , também tenho por passatempo observar a alimentação média do típico emboaba , pois como ela mesmo diz : “Vendo o que eles tem no prato , poderemos observar suas vidas inteiras , perceber claramente seus estilos de vida , suas músicas preferidas, suas roupas deselegantes , suas desarmonias corporais , suas férias medíocres , seus penteados patéticos , suas risadas eqüinas”.
A maioria vai de arroz , feijão , rondelli com molho rosé , lingüiça e batata frita … outros preferem “criar” : aí está a chave do sucesso do quilinhos (o citado , por sinal estava bem cheio ) : ele permitem um livre exercício ( e por que não , um aperfeiçoamento ) da mediocridade ontológica destas pessoas . Elas ficam libertas para escolher suas próprias misturas e nesta escolha revelam as contradições intrísecas de suas pobres existências … já vi cada coisa : paella com feijão , coxinha de frango com sushi , salmão com salsicha , etc … imagino que a estrutura psíquica das pessoas que criaram tais pratos seja uma coisa parecida , um amontoado de elementos díspares , que de uma certa maneira se anulam , da mesma forma que um sabor agridoce anula um sabor cítrico e vice-versa.
Esta observação das pessoas se servindo revela muitas e muitas coisas …
Por exemplo , outro dia em outro restaurante por quilo ( desta vez dentro de um shopping ) um sujeito misturava feijoada com molho madeira … O que ele fazia enquanto ele se servia ??? Lia Dante Alighieri ou falava boçalidades ao celular ???

PS.: Algum desavisado poderá me acusar de estar comentando trivialidades , em vez de estar falado de coisa mais sérias , pois a cidade está assolada pelo caos , em uma espécie de guerra civil …
Porém poucos notam que a desestrutura social é produto de um amontoado de pessoas , cuja incoerência psiquica se reflete em uma desordenação de sabores , em uma mistura insólita de temperos …

Tagged ,

No sábado retrasado ele lembrou Gérson … hoje teve sua noite de Serginho Chulapa, ou melhor : pior que o ilustre artilheiro brasileiro, pois este só dava baixaria em solo nacional ( não me lembro de nenhum ato de violência cometido por Serginho na copa de 1982 ) enquanto que Zidane escolheu a hora e o lugar errado para cometer um ato desta natureza … que pena !!!

Tagged

A VERDADEIRA HISTÓRIA SOBRE AS ARMAÇÕES NA COPA DO MUNDO

Muitos acham que o jogo Brasil x França foi uma armação . Eu não acho . Não acho pois como dizia Noel Rosa : “Quem acha vive se perdendo” … Eu tenho certeza !!!
Tenho certeza como este Brasil x França foi uma armação … assim como todos os jogos de Brasil , todos os jogos da Argentina , da Itália , da Austrália , do São Paulo Futebol Clube , do Barcelona , do Milan, do Liverpool , do Fluminense de Feira de Santana , todas as lutas de boxe , todas as eleições, revoluções, guerras, festas, carnavais, concurso de miss, prêmios nobel, festivais de cinema, viagens pelo espaço, tudo, tudo é armação, desculpem-me pela rima infame, mas eis a explicação :
A final da Copa será em Berlim … O alemão denominado Otto Dietrich zur Linde, personagem do conto DEUTSCHES REQUIEM do argentino denominado Jorge Luís Borges , referindo-se ao filósofo Arthur Schopenhauer disse :

“No primeiro volume de Parerga e Paraliponema reli que todos os fatos que podem ocorrer a um homem, desde o instante de seu nascimento até de sua morte, foram prefixados por ele. Assim, toda negligência é deliberada, todo casual encontro, uma hora marcada, toda humilhação, uma penitência, todo fracasso, uma misteriosa vitória, toda morte, um suicídio. Não há consolo mais hábil que o pensamento de que escolhemos nossas desgraças; essa teleologia individual nos revela uma ordem secreta e prodigiosamente nos confunde com a divindade.”

( Jorge Luís Borges – tradução de Flávio José Cardozo )

Entenderam ??? Não é só a Copa não … a história da humanidade é uma armação …
Você não aprecia Schopenhauer ??? Não acredita nisto ??? Tudo bem … mas não me venha dizer que SÓ o jogo Brasil x França foi uma armação … assim não !!!

Tagged ,

SOBRE OS JOGADORES

Nos anos setenta os jogadores de futebol e os criadores de arte falavam a mesma lingua : o flamenguista Fio Maravilha inspirou Jorge Ben , Afonsinho do América foi tema de canção de Gilberto Gil , Paulo César Lima ( Caju ) fez uma ponta como ator em um curta-metragen super-oito de Ivan Cardoso , ou seja participou do chamado Cinema Marginal.
Já os jogadores atuais são inspiração somente para publicitários … excelentes pagodeiros , são o exemplo típico da mediocrização que assolou o cidadão médio brasileiro … um universo mental deveras sofrível … uma visão do mundo boçalizada pelo conflito entre a tecnologia galopante e as deficiências estruturais do sistema educacional … um engôdo , enfim …

SOBRA A COPA

Na terça : um confronto entre tricampeões : duelo de gigantes.
Na quarta : o confronto entre Portugal e França … os nossos amigos lusitanos terão a oportunidade de vingar a invasão napoleônica que obrigou D. João Sexto se refugiar em Pindorama … Espero que tenham a mesma raça como no jogo contra a Holanda ( que conforme notou Antônio Abujamra se transformou em uma nova batalha dos Guararapes ) … aguardem !!!

Tagged