Skip to content

{ Monthly Archives } November 2007

SE ANTÔNIO MARIA ESTIVESSE VIVO …

Se Antônio Maria estivesse vivo ele iria escrever uma crônica sobre a enorme felicidade que proporciona a audição do CD “Antologia da Canção Brasileira” de Bocato e Léa Freire… aposto que se ele estivesse vivo ele também escreveria uma crônica sobre os botecos que ganham prêmios e/ou saem na Veja São Paulo e ficam metidos … outro dia, li uma crônica sobre o tema , se não me engano de Antônio Prata, e fiquei pensando em outro Antônio, o Maria, escrevendo algo semelhante …
Se Antônio Maria estivesse vivo, ele ficaria abismado com a falta de humanidade que impera nos dias de hoje, ele que colocava a sua máquina de escrever no porta-malas do seu Cadillac e saia pelo mundo … hoje, ele teria um lap-top e se comunicaria mais rapidamente, mas com certeza ele ficaria enraivecido com o trânsito de hoje, ou seja rapidez de comunicação e estagnação de mobilidade… ele zombaria dos bares metidos a antiguinho , e também implicaria por exemplo, como já mencionei, como os botecos do tipo Academia da Gula (ou o Bar da Dona Rosa) que após ganhar o 2º lugar do concurso Bohêmia, passam a tratar sultanicamente os antigos fregueses com um triste desdém pois-pois…

Tagged

A citação do dia é do cineasta Júlio Bressane ao receber o prêmio de melhor filme no 40º festival de Brasília com o filme Cleópatra:

“É a vitória da sensibilidade artística e do esforço contra o pouco latim e muita malandragem”

( Júlio Bressane )

Tagged ,

Citação do dia :

“E sem dúvida minha ida nessa viagem baleeira fazia parte do grande programa da Providência, escrito há muito tempo. Veio como uma espécie de breve interlúdio e solo entre apresentações mais amplas. Suponho que parte do programa devia dizer mais ou menos o seguinte:

Grande e disputada eleição para a Presidência dos Estados Unidos.
Viagem baleeira por um certo Ismael.
SANGRENTA BATALHA DO AFEGANISTÃO.

Embora eu não possa dizer exatamente por que foi que esses empresários teatrais, os Fados, me escolheram para esse papel insignificante de uma viagem de pesca à baleia, quando outros foram selecionadaos para papéis magníficos em sublimes tragédias, pontas fáceis em elegantes comédias e divertidas partes em farsas.”

( Herman Melville – Tradução : Péricles Eugênio da Silva Ramos )

Tagged ,

RECORDAR É VIVER !!!

Graças a tenacidade do meu amigo Alexandre Villares, o banco de dados ( embaixo no lado esquerdo ) foi restaurado … Agora vocês já podem acessar as postagens antigas ( desde Julho de 2001 ) que estavam sumidas !!!
Valeu Alexandre !!!

Citação do dia :

“Acho que certas manifestações da arte contemporãnea não estão preocupadas nem com a beleza nem com a arte. Não existe nem mesmo o critério estético.”

( Ferreira Gullar )

Tagged

No início dos anos noventa costumava preparar e beber este coquetel clássico … não sei porquê mas fiquei um tempão sem fazer esta pérola da coquetelaria … inexplicável … mas agora, não só fiz, como passo a receita :

OLD FASHIONED

4 cubos de gelo moídos
2 partes de bourbon whiskey ou canadian whiiskey
6 gotas de angustura
duas colheres de chá de açucar
club soda, para completar
fatia de laranja, para decorar
fatia de maçã, para decorar
cereja, para decorar

Em um copo old fashioned despeje duas colheres de chá de açucar e pingue seis gotas de angustura sobre o açucar. Adicione um pouquinho de club soda e forme uma espécie de pasta, a seguir adicione o bourbon, o gelo e mexa.
Decore com uma fatia de laranja, uma fatia de maçã e uma cereja, e depois complete com club soda.

Tagged

MARES NOTURNOS

Tagged

NOTÍCIAS, NOTICIAS, NOTÍCIAS

– Fui assistir “Quando Os Deuses Adormecem” de José Mojica Marins … torno a repetir: dois minutos de um filme destes são melhores que duas horas de um enlatado que passa na TV a cabo …
Noto em Mojica uma coisa peculiar: a feiúra das faces dos atores (geralmente escolhida a dedo entre os tipos populares) confere um caráter expressionista que diferencia o cinema deste gênio do resto dos ditos diretores de filmes de terror … é como que se ele quisesse dizer : nosso povo é que é o verdadeiro terror !!!

– Fiquei sabendo que o boteco que existe em frente de casa ganhou o segundo lugar no concurso Petisco Bohemia com o saborosíssimo “Escondidinho de Bacalhau” uma criação genial da Dona Rosa, a dona de bar mais ranzinza e mais simpática das terras de lingua portuguesa. O vencedor do concurso foi a Cestinha de Pernil do “Famoso Bar do Justo” localizado em Santana (mais precisamente na R. Voluntáris da Pátria) boteco que visitei aproximadamente há quinze anos…

– Terminei de ler “Um Jogador” de Fiódor Dostoiévsky um romance divertido no qual o escritor russo zomba do capitalismo alemão, do verniz francês, e da irracionalidade russa… começo agora “Mob Dick” de Hermam Melville, logo mais irei querer rever o filme homônimo dirigido por John Huston …

– Pra finalizar fiquem com a foto das capas dos Lps de duas grandes damas da canção brasileira : Dolores Duran e Maísa

Tagged , ,

CORES VIVAS EM MEIO A PLUVIOSE URBANA

Tagged

Comprei uma garrafa de Grenadine, uma espécie de xarope de romã, para fazer coquetéis. Neste final de semana experimentei estes drinks :


ALICE SPRINGS

4 a 5 cubos de gelo
1 parte de suco de limão siciliano
1 parte de suco de laranja
1/2 colher de chá de granadine
3 partes de gin
3 gotas de angustura
club soda, para completar
rodela de laranja , para decorar

Ponha alguns cubos de gelo em uma coqueteleira com o suco de limão e da laranja, o granadine e o gin. Despeje as gotas de bitter e chacoalhe bem. Sirva em um copo longo com gelo complete com club soda e decore com a rodela de laranja.


CLUB

3 cubos de gelo moídos
1 parte de whisky
1 gota de granadine
2 gotas de angustura
club soda, para completar
casca de limão siciliano, para decorar
cereja, para decorar

Ponha o gelo em um copo misturador com o bitter, o whisky e o grenadine e mexa bem. Sirva em um copo de coquetel e decore com a casca de limão siciliano e a cereja.


SKIPPER

4 a 5 cubos de gelo
suco de 1/2 laranja
4 gotas de granadine
1 parte de vermute seco
3 partes de scotch whisky ou rye whiskey
club soda, para completar
rodela de laranja, para decorar

Ponha alguns cubos de gelo em uma copo misturador. Coloque o granadine sobre o gelo e adicione o suco de laranja, o vemute o o whisky com o suco de limão e da laranja, o granadine e o gin. Despeja as gotas de bitter e chacoalhe bem. Sirva em um copo longo com gelo complete com club soda e decore com a rodela de laranja.


WHISKY DAISY

cubos de gelo
1 parte de suco de limão siciliano
2 partes de scotch whisky ou bourbon whiskey
1 colher de chá de granadine
1 colher de chá de açucar
club soda, para completar
rodela de limão siciliano, para decorar

Ponha alguns cubos de gelo em uma coqueteleira com o whisky, o suco de limão, o açucar e o granadine e chacoalhe bem. Sirva em um copo old-fashioned com gelo complete com club soda e decore com a rodela de limão siciliano.

Tagged