Skip to content

{ Monthly Archives } December 2009

SCOTCH RICKEY

2 doses de whisky escocês
2/3 de dose de suco de limão taiti
1 rodela de limão taiti
club soda

Adicione o suco de limão e o whisky em um copo longo gelado e cheio de gelo, mexa bem, adicione uma rodela de limão e complete com club soda…

F.Scott Fitzgerald preferia o Gin Rickey, já eu prefiro o Scotch Rickey…porém ainda não provei o Bourbon Rickey ou a Cachaça Rickey…

Tagged

“Gosto dos bares assim que eles abrem para a noite. Quando o ar lá dentro ainda está fresco e limpo, tudo está reluzente e o barman está dando uma última olhada no espelho para ver se a gravata está em ordem e o cabelo, penteado. Gosto das garrafas arrumadas atrás do balcão, dos lindos copos brilhando e da expectativa. Gosto de observar o homem preparar o primeiro da noite, depositá-lo sobre um porta-copos e colocar um pequeno guardanapo dobrado ao lado. Gosto de saboreá-lo lentamente. O primeiro drinque tranquilo da noite num bar tranquilo- isso é maravilhoso.”

( Raymond Chandler – tradução Maria Luiza X. de A. Borges )

GIMLET

1 gomo de limão
2 doses de gin
4/5 de dose de suco de limão siciliano
1/5 de dose de xarope de açúcar (para fazer o xarope ferva 1 parte de água com 1 parte de açucar em fogo médio, quando o açúcar começar a se dissolver, desligue o fogo e deixe esfriar)

Adicione o gin, o suco de limão e o xarope em uma coqueteleira cheia de gelo, bata bem, coe e sirva em um copo de coquetel, decore com o gomo do limão…

Ganhei neste Natal de meus queridos sogros o livro : “Guia de Drinques dos Grandes Escritores Americanos” de Edward Hemingway e Mark Bailey – Editora Zahar, uma coletânea de pequenos textos, receitas e histórias dos escritores norte-americanos apreciadores de bebidas como H. L. Mencken, William Faulkner, Ernest Hemingway, Hunter S. Thompson, Charles Bukowski e Edgar Allan Poe, entre muitos outros…
Raymond Chandler, por exemplo, dizia que o “Gimlet dá de dez a zero no Dry- Martini!!!” … eu acho que ele exagerou, porém façam a receita acima e tirem as suas próprias conclusões.

Reparem na foto o genial porta-guardanapos que meu cunhado Rafael, trouxe de Moçambique: CASA DAS LOIÇAS (escrito com I)… um abraço para ele que passa o fim de ano na Tanzânia e outro para o meu cunhado Rodrigo que trouxe-nos um vinho do Porto Branco, que o santo está até hoje agradecendo!!!

Tagged

Neste Natal fiz algo que raramente faço: publicar imagens feitas por outras pessoas…Sempre publico poesias, trechos de romances, frases, etc. escrito por outras pessoas, mas com imagem é diferente: eu só publico o que eu faço… porém sempre há exceções… Esta caricatura feita pelo Ton ficou genial !!!

Para todos um Feliz Natal, e muita Paz !!!

Tagged

SIGNOS APARÍCIOS

Tagged

UNA COPA DE JEREZ

Tagged

APERITIVO EM VENEZA

Tagged

TOPOLOGIAS CROMÁTICAS

Tagged

Saiu a nova TUDA… com uma capa natalina e um mini-conto meu já publicado aqui com uma terrível estória de caráter culinário (afinal dezembro é mês de comilanças pantagruelescas)… há como sempre os geniais escritos de Arnaldo Xavier e do Souzalopes, uma bela poesia de Silvio Fiorani, uma tradução de George Garrett feita pelo Eduardo Miranda, a poesia mais famosa de Torquato Neto, um artigo sobre Carlos Drummonde de Andrade escrito pelo Roniwalter Jatobá, entre outras coisas… curioso é que Torquato era fã de Drummond, a ponto de segui-lo pelas ruas do Rio de Janeiro… notem que na letra da música Let´s Play That, Torquato cita o Poema das Setes Faces de Drummond…

Tagged

Depois de nove dias publicando uma obra nova a cada dia, vem a ducha de água fria:
o meu projeto “O DUPLO E SEU SIGNIFICADO” foi desclassificado do Programa Temporada de Projetos 2010 do Paço das Artes… Pois bem, vocês não poderão ver estas obras de arte que publico neste blog, expostas simultâneamente na tela de um computador e em impressões enormes em dois ambientes distintos…
Um júri composto pelos ilustres Ana Maria Maia, Márcio Harum, Paula Alzugaray, Priscila Arantes e Rejane Cintrão, Angélica de Moraes, Cauê Alves e Daniela Bousso julgou que a obra dos artistas abaixo-relacionados é mais significativa do que a minha… coloquei os links dos artistas citados para que vocês possam ter a própria opinião sobre a escolha… não vou perder meu tempo xingando os jurados, nem depreciar a obra dos artistas escolhidos (alguns deles tem talento de verdade), mas não posso me abster de proferir aquela frase clássica: – Deus tá vendo… e anotando…

Eis a relação de escolhidos:

Ana Elisa Egreja
Estela Sokol
Geraldo Zamproni
Nino Cais
Pedro Varela
Rafael Campos Rocha
Rick Castro
Rodrigo Bivar
Tiago Judas
Felipe Scovino(projeto de curadoria)

Tagged