Skip to content

FIQUEM ESPERTOS

No dia 26 deste mês o MAM de São Paulo inaugura uma homenagem ao meio-século da primeira mostra de Arte Concreta. Com certeza estarão expostas obras do grande mestre Maurício Nogueira Lima … e também do xará Geraldo de Barros , entre outros grandes pintores concretistas.
Hoje em brilhante entrevista publicada na Folha , Augusto de Campos descreve a formação do movimento concreto , versa sobre a trajetória da pintura concreta ao pop-art e ao op-art , fala sobre a reação emboaba ao surgimento da poesia concreta , relata suas impressões à incorporação da tecnologia na arte … e analisa muitas outras questões …
Aqui vai um fragmento da entrevista :

“Acho que sempre haverá um ‘pequeno segmento da raça’ (expressão de Pound) para responder ao desígnio mallarmaico de dar ‘um sentido mais puro às palavras da tribo’. Mas a massificação cultural é um fato iniludível da ‘overpopulation’, do baixo nível de escolaridade, da exaustão mental provocada pelos trabalhos forçados do ganha-pão achapadante.
A poesia, se não resolve, consola o ser humano de sua miserabilidade, de sua incognoscência, das precariedades de seu design ‘imperfeito’. Dá-lhe quem sabe a ilusão de estar um pouco acima. E seu desvalor econômico, o seu fracasso anti-populista, num mundo obcecado pelo lucro pelo sucesso, lhes conferem uma força ética impar.”

(Augusto de Campos )

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *