Skip to content

FIM DE FÉRIAS

Na quarta-feira passada infelizmente, minhas férias se encerram … me lembro de um episódio da série televisiva “Além da Imaginação” no qual uma mulher entre em um grande magazine e não consegue sair … a noite , quando a loja de departamentos já está fechada , os manequins “ganham vida” e vão até a mulher dizer que ela estava dois dias atrasada , que era para ela ter voltado antes , pois os manequins daquela loja só tinham direito a se transformarem em gente por 30 dias , a partir dali teriam que retornar , para outro manequim assumir a forma humana . No dia seguinte , quando o magazine abre , um dos manequins ( que virou gente ) escapa sorrateiramente , enquanto que a mulher aparece transformada em manequim ….
Ao meu ver este episódio é uma metáfora perfeita para as férias : só nestes 30 dias somos gente de verdade !!!

SOBRE A VISITA DO PAPA

Nesta visita do Papa Bento XVI , podemos observar como nossa mídia é superficial , como pensa pequeno … Em vez de indagá-lo sobre assuntos relevantes ( afinal ele é uma das maiores autoridades em Teologia ) , como por exemplo : ” Se o inferno é eterno ?” * , ficam perguntando coisas cujas respostas já são sabidas : É óbvio que ele que foi eleito para representar uma corrente mais conservadora da Igreja ( e já está bem velho para mudar de opinião ) será contra o aborto e outras coisas mais .
Não estou aqui para defender a Igreja Católica , acho que ela , em vez de evidenciar seus melhores aspectos ( que são a riqueza de sua simbologia e de seu ritual ** , a beleza de alguns templos, a grandiosidade da música sacra , etc … ) fica a imitar os envangélicos , com esta coisa dos fiéis cantando e batendo palmas . No entanto não li uma única linha sobre esta questão … O que vi foram artigos e mais artigos sobre questões nas quais a competência cabe ao Estado e a sociedade e não a instituições religiosas …
Por sinal Bento XVI , fala um português com muito menos sotaque que muitos estrangeiros que vivem há muitas décadas por aqui.

* No livro “Discussão” (1932 – Obras Completas – Volume 1 / Editora Globo ) Jorge Luís Borges aborda magistralmente o tema no ensaio “A Duração do Inferno”.

** É muito curioso , por exemplo , que muitos católicos desconheçam que os quatro símbolos sagrados que aparecem muitas vezes na decoração das igrejas ( o Anjo , o Leão , o Boi e a Águia ) , representem os quatro evangelistas São Mateus , São Marcos , São Lucas e São João .

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *