Skip to content

“Um fusca freme no trânsito. Furou o pneu. O casal não desce. Situação corriqueira que será levada as rais do absurdo em poucos segundos. Monólogo sobre imagems que se sucedem rumo a borracharia: Ninguém virá aqui nos socorrer, poderemos até morrer dentro do carro. Subconsciente coletivo em questão (…)
Túlio de Lemos, quase dois metros de altura, surge na pele de um executivo de televisão. Programa tipo mundo cão. Desfile de anões. Túlio fala incoscientemente pelos cotovelos de um encontro que teve com Getúlio. Sai agitadamente do estúdio com uma anã de meio metro grudada no seu pé.
Jô Soares surge na pele de um Samurai. Travellings na favela entre crianças famintas. Orgão bachiano em alguma fuga.”

(Jairo Ferreira )

Esta citação é um fragmento da descrição que Jairo Ferreira de “Hitler 3º Mundo” um filme genial, que foi dirigido por José Agrippino de Paula , um dos grandes nomes da contracultura tupiniquim , que deixou este mundo ontem . Poucos sabem quem foi este grande artista , mas muitos já cantaram o verso “panaméricas de africas utópicas” sem saber que era uma citação a “Panamérica” , livro escrito por Agripino nos anos 60 , um romance cujas personagens arquetípicas da era moderna ( Che Guevara , Marylin Monroe, Che Guevara, etc. ) interagem em uma estrutura épico-hollywoodiana .
Muita gente acha tudo isso um saco … filmes sem começo , meio e fim ??? Livros esquisitos ??? Que horror … preferem ver a nossa seleção com quatro volantes , e ainda por cima com a narração do Galvão Bueno …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *