Skip to content

AS TRIGÊMEAS CANTORINHAS

Anna , Olívia e Plurabelle nasceram em Joaçaba (SC) , mas logo seus pais mudaram para Tampico (México) , onde cresceram e formaram um trio vocal , logo batizado de “Trio Deseperanza” , cujo repertório era constituído basicamente de boleros , como “Se Muy Bien Que Vendras” , “La Pretendida” , “Lágrimas De Sangre” , “Contigo En La Distancia” , etc.

O trio começou a excursionar pelo interior do país fazendo enorme sucesso em cidades como San Luis Potosí , Zacatenas , Cuernavaca , Chilpaneingo , etc , sendo que após alguns anos , vieram os convites para shows em outros países , e entre eles o Brasil .

A perpesctiva do retorno à terra natal encheu-as de alegrias e esperanças , porém a temporada brasileira constituiu-se em estrondoso fracasso . Na primeira cidade da turné ( São Paulo ) o local designado para as apresentações era uma casa de shows denominada “Boate Azul” , próxima ao Largo Treze , no bairro de Santo Amaro . Ao examinar o local de seus primeiros espetáculos , as trigêmeas , compreenderam que aquela excursão era a mais completa arapuca , impressão que confirmou-se verdadeira , quando dias após , o empresário fugiu com todo o dinheiro .

Apesar da situação desesperadora em que estavam, Anna , Olívia e Plurabelle , não perderam a calma , e ao caminharem em uma praça que ficava perto do hotel que estavam ( Praça Susana Rodrigues ) avistaram três anões que pareciam ser trigêmeos (*) . Estes , vestiam roupas orientais e carregavam cartazes com os dizeres “LIXO” , “COM LIXO” e “SE PAGA” . As trigêmeas logo puxaram conversa com os anões que disseram que trabalhavam para um político denominado Viriato Malaquias , que poderia empregá-las , pois tinha a mania de utilizar em sua propaganda política , pessoas parecidas entre si carregando cartazes , nos quais expunha sua plataforma eleitoral (aqueles dizeres referiam-se a uma proposta de lei , através da qual quem fosse com um saquinho de lixo em um estabelecimento de fast-food receberia um hambúrguer em troca) .

Anna , Olívia e Plurabelle , por indicação dos anões , logo arrumaram o emprego , e passaram a desfilar pelos principais locais da região (Largo do Socorro , Praça Vitor Manzinni , Av. Adolfo Pinheiro , etc) com os cartazes “SORRIA” , “MEU BEM” e”SORRIA” , em uma campanha de valorização cultural para que a Praça Floriano Peixoto , se passasse a chamar Praça Evaldo Braga (**) .

As nossas protagonistas não conseguiam disfarçar o mau humor , pois o trabalho era cansativo e mal pago . Porém um dia , um senhor parou-as para perguntar as horas , e elas verificaram que ele falava espanhol . Foram então conversar em um botequinho , onde o cavalheiro contou que se chamava Ramirez Rebozo , que havia sido técnico de futebol e após desentendimentos com uma filha passou a a cantar boleros em português , percorrendo todo o interior do continente (***) . Ao descobrir que as trigêmeas cantavam boleros , o homem elegante , convidou-as a acompanhá-lo .

A mistura de um vocalista cantando a melodia em português , com um trio fazendo o coral em espanhol , revelou-se uma fórmula explosiva e em poucos meses “Ramirez Rebozo & Trio Desesperanza” despontou para o sucesso internacional .

Apesar de serem sul-americanos (ele paraguaio e elas brasileiras) , os quatro receberam recentemente o título de cidadões mexicanos em cerimônia que teve a participação de Robero Gómez Bolanõs (****) .

(*) Cantor e compositor da época pós-jovem guarda , com inúmeros sucessos : “Sorria” , “A Cruz Que Eu Carrego” , “Eu Não Sou Lixo” , etc

(**) Ver “A VERDADEIRA ESTÓRIA DOS ANÕES BOÇAIS” publicada em 2 de novembro neste bolg . (Para acessar clique no período 11-01-01/11-30-01 , no banco de dados existente bem embaixo à esquerda) .

(***) Ver “JÁ NÃO ESTÁS MAIS AO MEU LADO CORAÇÃO” publicada em 8 de novembro neste bolg . (Para acessar clique no período 11-01-01/11-30-01 , no banco de dados existente bem embaixo à esquerda)

(****) Comediante mexicano que interpreta os pesonagens Chaves e Chapolin .

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *