Skip to content

“Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço. – um simples lenço!- e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo.
(…)
O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.
– E era inocente, vinha eu dizendo rua abaixo; – que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu?”

( Machado de Assis )

Segundo a americana Helen Caldwell, esta é a chave para a compreensão de Dom Casmurro … a identificação Desdêmona-Capitu, mostra que inconscientemente que Bentinho sabia que Capitu era inocente … e qual o sobrenome de Bentinho ??? – Santiago … vejam as quatro últimas letras : IAGO (*) : a chave = Bentinho era Iago de si mesmo …
E sabem onde eu ouvi tal teoria : no programa Saia Justa
Pois é, existem programas femininos de altíssimo nível , ao contrário daquele programa fútil , superficial e idiotizado estrelado pela americana magrela que faz propaganda de shopping de emboaba novo-rico … aliás depois que vi ela fazendo aquele comercial terceiro mundista e o Stalone fazendo aquele outro de carro popular, cheguei a conclusão que o império americano está indo pelo beleléu … mas isto já é outra estória …
Parabéns mulheres do Saia Justa !!!

(*) Para quem nunca leu Shakespeare, Iago era o criado de Otelo que através de intrigas terríveis convence o mouro de Veneza que sua esposa Desdêmona o traía ( o que era uma enorme mentira )

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *