Skip to content

Citação do dia:

“Poe concebia Deus como um poeta. O universo, portanto, era uma criação artística, um poema composto por Deus. Sendo o universo um poema, a reação apropriada a ele deveria ser estética e as criaturas de Deus se harmonizariam com Ele na medida em que sua imaginação se enlevasse pela beleza e harmonia da sua criação. E não adorar a beleza, não considerar divino o conhecimento poético seria dar as costas a Deus e cair na desgraça.
Segundo o mito do cosmos de Poe, o planeta Terra fez justamente isso. Caiu e se distanciou de Deus por exaltar a razão científica acima da intuição poética, e por fiar-se no fato material em vez do conhecimento visionário. Os habitantes da Terra então se corromperam pelo racionalismo e pelo materialismo; suas almas adoeceram; e Poe vê essa doença do espírito humano contaminando a natureza física. Os bosques e prados e águas da Terra perderam assim sua beleza original e deixaram de expressar a imaginação de Deus; a paisagem privou-se da perfeição primeira de sua composição, na mesma proporção em que os homens perderam sua capacidade de perceber o belo.
Sendo a Terra um planeta em desgraça, a vida sobre ela é necessariamente um tormento para o poeta… e sua alma é oprimida por tudo o que há ao seu redor.
… Seu único recurso é abandonar qualquer preocupação com as coisas terrenas e dedicar-se o mais exclusivamente possível a visões extraordinárias com a esperança de, em lampejos, encontrar a beleza paradisíaca que é o pensamento de Deus.”

( Richard Wilbur )

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *