Skip to content

No dia seguinte saindo de Villa La Angostura, demos uma passadinha em Puerto Manzano…

… depois retornamos a Bariloche que fica no estado de Rio Negro (Villa La Angostura, apesar de ser banhada pelo mesmo lago, o Nahuel Huapi, fica no estado de Neuquén)…

No dia seguinte fomas dar um passeio de barco, pelo referido lago, no qual fomos acompanhados por estas gaivotas…

… chegamos em Puerto Blest…

… depois fomos dar um passeio até o Lago Frias (reparem no arco-íris), onde fica a fronteira com Chile, mas não cruzamos a fronteira, preferimos voltar para Bariloche e cruzar a fronteira de ônibus no dia seguinte…

… no caminho entre Lago Frias e Puerto Blest, vimos esta planta chamada Pangue que tem estas folhas enormes, os locais costumam cozinhar carnes nestas folhas, dando o nome de Kurantu a tal prato típico… mais na frente vocês poderão ver sobre o que estamos falando…

… no retorno enquanto navegava nas águas do Nahuel Huapi (que significa ilha do tigre na língua mapuche) li alguns trechos dos Sermões do Padre Antônio Vieira…

… as gaivotas estavam cansadas e resolveram pegar uma carona no mastro do barco…

… e pra variar uma das minhas tradicionais fotos náuticas…

No dia seguinte, no caminho ao Chile, passamos de novo na estrada que liga Bariloche a Villa La Angostura, mas havia nevado na cordilheira e a paisagem estava bastante diferente…

… na aduana chilena, este labrador farejava tudo… e não era só drogas que este membro patenteado da polícia chilena procurava… frutas, queijos e embutidos também são proibidos…

Em Puerto Varas (Chile) umas das coisas que nos chocou foi o comércio local, vejam só esta vitrine…

… outra coisa que nos chocou também, foi a presença maciça de símbolos germânicos na região, vejam que a águia não só está estampada junto deste anúncio de clube alemão…

… como também em edifícios governamentais, vejam só que no Corpo de Bombeiros de Puerto Mont a águia germânica aparece junto com o brasào nacional e o brasão municipal…

Resolvemos dar um passeio a pé por Puerto Varas… primeiro fomos na catedral…

… depois demos uma caminhada pelo antigo bairro alemão onde antigas casas pareciam estar mal assombradas…

… os habitantes locais pareciam não apreciar muito a nossa presença, sempre faziam caras de poucos amigos e corriam para dentro das casas para não serem fotografados…

… através destas janelas, nossos passos eram monitorados por olhinhos sorrateiros…

À noite fomos comer em um dos melhores restaurantes locais, o Miraolas, onde experimentai esta deliciosa iguaria: barbilhões de merluza austral, com alho e pimenta chili (barbilhão é uma espécie de papada do peixe, de forma que são necessárias várias merluzas autrais para um prato como este)… o sabor é indescritível!!!

… minha fiel escudeira, preferiu uma caldeirada de frutos do mar, com bastante páprica e coentro…

No dia seginte, fomos até Puerto Mont, dar uma espiada no Pacífico…

… depois fomas até Frutillar, onde além deste belo píer…

… vimos este belo centro cultural…

reparem no detalhe do colorido das madeiras…

… e nas flores dos jardins tão bem culivados…