Skip to content

O DEMIURGO

Domingo enquanto as tevês de Pindorama , mostravam o peixe devorando o gavião , eu , ressentido pela eliminação daquele time que presta homenagem a um santo ( não é do santo do ABC , mas do santo da capital mesmo ) , não assisti ao término da partida que decidiu o Campeonato Brasileiro de Futebol … preferi ir ao CINECESC assistir “O DEMIURGO” filme realizado por Jorge Mautner em Londres no ano de 1970 . Nesta película Mautner investiga os mistérios filosóficos da humanidade , retratando paralelamente a situação dos exilados … O “Fausto”( Goethe ) feito pelos “Exilados” ( Joyce ) ??? Citações de Nietzsche ( acho que de “Nascimento de Tragédia” ) misturadas com feministas vestidas de super-homem ( übermensh ) … tudo isto permeado por canções dos participantes e com uma pintura de Aguillar no cenário !!! Rimbaud & Carmem Miranda !!!

Mautner faz o papel “Mefistóteles” que vai tentar o “Demiurgo” ( interpretado por Caetano Veloso ) sem saber que o criador da humanidade tinha um demônio dentro de si … o que tornava sua tarefa inútil … “O Demiurgo” tenta um contraponto dialético com “Sócrates” ( interpretado brilhantemente por Aguillar ) , mas o filósofo estava decadente , uma vez que tinha abandonado a Astronomia e a Filosofia para se dedicar a Astrologia e a leitura de mãos !!! Esta leitura é profética , pois hoje vemos uma profusão de espaços esotéricos enquanto que a discussão filosófica está sendo feito por uma meia dúzia de gatos pingados …Gilberto Gil interpreta Pã , que morre envenenado tomando Coca-Cola . Naquela época ainda não tinha a versão Diet , cuja sacarose se transforma em ácido fórmico ( veneno para formigas ) ao ser metabolizada pelo corpo humano … O final não irei contar … Mas o filme ainda tem Jards Macalé no papel de um mensageiro de um país distante e Leilah Assumpção , Dedé Manhã , Lúcia Shibuya , Sandra , etc …

As jogadas de Robinho , que eu perdi indo ao cinema eu vi depois ( várias vezes ) na TV… agora quem não assistiu “O Demiurgo” , infelizmente terá que esperar !!!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *