Skip to content

Recebo um recado na secretária eletrônica , de uma amiga dizendo que Rubén González ( o pianista de Buena Vista Social Club ) falecera … fico pensando que se ele , Compay Segundo ( este nos deixou há pouco tempo ) e outros , não tivessem sido redescobertos pelo guitarrista Ry Cooder , morreriam no mais completo esquecimento como milhares de velhinhos que não tiveram a mesma sorte … depois ligo a TV e vejo um jornalista da Globo dizer que o governo não irá devolver o resto da restituição do imposto de renda ( do ano passado ) no ano que vem , não de maneira nenhuma , até o dia trinta de dezembro deste ano todas as restituições serão pagas … é uma piada … pagam este ano e você só gasta no ano que vem ( a não ser que você receba migalhas ou queira torrar tudo em dois dias ) … aí aparece o nosso ministro da Fazenda com uma expressão idiotizada , balbuciando explicações absurdas sobre o atraso ( cadê os juros !!! ) … antigamente , um outro Antônio ( o Maria ) dizia que o importente era “fazer tudo à última hora embora o mais bem-feito possível. Porque, se na quarta-feira eu fizer todo o serviço da sexta e morrer na quinta, eu trabalharei depois de morto. Ou melhor, meu patrão recebeu um dia a mais de meu serviço quando eu já houvera saído da folha de pagamento (…) As leis trabalhistas não prevêem este caso.” … Atualmente não podemos mais agir assim , estão forçando-nos a abdicar de uma das melhores qualidades brasileiras ( a mania de fazer as coisas na última hora ) pois o milhão e meio de cidadões de Pindorama que declararam o imposto nos últimos dias , ainda está a ver navios… ou será que os ilustres do governo também leram as crônicas do “menino grande” e estão gozando da nossa cara ??? Acho que não … acho que eles leram apenas Florestan Fernandes e estão agindo pragmaticamente , ou seja … acho que são medíocres mesmo !!! Será que algum destes iluminados esquerdistas (*) , quando regressou do exílio em Cuba , trouxe um LP do Rubén González ou do Compay Segundo ???

Das canções destes cubanos , gosto de “Pueblo Novo” , interpetado pelo primeiro e “Lágrimas Negras” , cantada pelo segundo :

LÁGRIMAS NEGRAS

Aunque tú me has dejado en el abandono,

aunque tú has muerto todas mis ilusiones

en vez de maldecirte con justo encono

en mis sueños te colmo,

en mis sueños te colmo

de bendiciones.

Sufro la inmensa pena de tu extravío

siento el dolor profundo de tu partida

y lloro sin que sepas que el llanto mío

tiene lágrimas negras,

tiene lágrimas negras,

como mi vida.

Tu me quieres dejar,

yo no quiero sufrir,

contigo me voy mi santa

aunque me cueste morir.

(Miguel Matamoros)

(*) O ministro da cultura , com certeza trouxe alguns LPs bons do exílio , mas ele não pertence ao citado contexto da esquerda ( apesar de perseguido pelo direita esquizofrênica e ensandecida , sua opção era outra a : a tropicália ).

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *