Skip to content

O MONSTRO CARAÍBA

“(…) O Caraíba volta para a parte rochosa da ilha. em uma caverna – como indicado no manuscrito da garrafa – ele descobre outros tesouros fabulosos. nesta longa caminhada o caraíba encontra o BRASIL. sim o Brasil pré-cabralino de antes do Tombo e da mãe dos Gracos. vê: hieroglifos marcados em pedra, cabeça de faraó, inscrições mexicanas, túmulos egípcios, inscrições cuneiformes assírias, cavalo alado dos fenícios, cariátide maya, esqueletos de reis. tudo passa pelos olhos atentos do caraíba. em vertigem. é o pólo de outro marco…

volta a choça. um gramofone sentimentaliza a ilha. o caraíba descobriu a história que lhe interessa: anterior aos portugueses antes da europa diaraque. o monstro está só e chora.

(…)”

( Júlio Bressane )

Pois é … a cena descrita acima foi filmada em 1975 , no filme “O Monstro Caraíba”, na qual o personagem , interpretado por Carlos Imperial , após descobrir restos de civilizações antigas ( no filme , se percebe que são fragmentos de tomadas que Bressane fez em suas viagens pelo Oriente , intercalados por close-ups de Carlos Imperial estarrecido ) cai em prantos ao som da guarânia “Mi Último Suspiro” … Só esta cena já vale bem mais que todas estas porcarias que passam nos cinemas …

Para quem ainda não viu , aqui vai a dica : até dia 23 o Cinesec de Campos de Piratininga ( atualmente denominada Cidade de São Paulo ) está exibindo jóias raras deste grande criador … domingo assisti a pelicula supra-citada , sábado revi “Barão Olavo , O Horrível” … Veja a programação aqui.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *