Skip to content

ARQUITETURA DE INVENÇÃO

Aqui estão dois sites de grandes amigos meus , que realizam o que se poderia chamar de Arquitetura da Invenção (*)
Um é do Fernando Bottene que mostra a arquitetura da luz : leds e fibras óticas iluminando outras arquiteturas com uma luz ( semelhante àquela que Dante vislumbrou ao avistar o Paraíso ) que chega a nós em soluções viabilizadas pela tecnologia realizada com criatividade.
Outro é do Franco Nardini ( Javé ) : mostra suas residências , mesas e cadeiras em uma concepção estética que privilegia a leveza da forma através de um preciso conhecimento das características físicas dos materiais empregados . É uma pena que este site não mostre as esculturas dele . Qualquer dia publico alguma foto da exposição “Invencionáveis” , que fizemos em 1993 no SESC do Carmo .

(*) Este termo , que acabei de criar , é inspirado no título do filme “Arquitetura da Destruição” ( dirigido por Peter Cohen ) e no termo “Cinema de Invenção” criado por Torquato Neto em sua coluna “Geléia Geral” ( no jornal Última Hora ) para designar o dito Cinema Marginal. As obras dos supracitados arquitetos , obviamente não tem relação com a película , nem com a expressão criada por Torquato ( e utilizada pelo crítico de cinema Jairo Ferreira como título de seu brilhante livro) , porém creio que é válido poéticamente , pelo menos …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *