Skip to content

Hoje vou escrever sobre culinária , mais precisamente sobre uma receita criada por mim e pela minha namorada que tem nome de azeite … trata-se do PENNE A LÁ MORALEZ & MARTINS uma pasta que une o despojamento e universalidade da cozinha italiana aos sabores da Índia mística e milenar …
Entendo que as receitas não devem ser quantitativas , uma vez que a gastronomia lida com odores e sabores , fatores avessos a lógica matemática . Edgar Allan Poe ( ou melhor : uma de suas personagens : C. Auguste Dupin) já afirmava que : “O raciocínio matemático não passa da lógica aplicada à observação de formas e quantidades” , ou seja como diziam as antigas cozinheiras : tudo é feito “no olho” , nada deste negócio de tantos gramas disto ou duas xícaras e meia daquilo . Mas vamos ao que verdadeiramente interessa :
Pique algumas cebolinhas e junte muitas folhas de salsinha e deixe tudo em um pratinho descansando, em outro prato moa grosso castanhas de caju , e em outro corte cogumelos frescos em grande quantidade ; reserve estes três pratos para mais tarde. Corte uma cebola em rodelas e depois refogue na manteiga . Faça um molho branco, então despeje um tanto quanto de curry ( em pó ) sobre o molho branco e mexa até adquirir a cor âmbar característica , quando estiver pronto jogue a cebola sobre o molho âmbar e mexa em fogo-baixo .
Ponha então a pasta em água fervente e enquanto cozinha, finalize o molho ambar colocando salsinha , a cebolinha , o caju moído e os cogumelos e mexa um pouco mais . Escorra o penne , ponha-o em uma travessa e jogue o molho âmbar por cima … e boa viagem!! Para acompanhar água-com-gás e um vinho tinto mediamente encorpado com taninos suaves ( um bom malbec , por exemplo ). Ouça , se possível , a música “Férias na Índia”, um clássico da Jovem Guarda , na voz de Nilton César.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *