Skip to content

TEMPEROS MODERNOS

Ontem após uma reunião profissional , no centro de São Paulo , resolvi almoçar no Lírico na R. Líbero Badaró , afinal devia fazer mais de um ano que eu não comia lá … andei pela referida via e não achei o restaurante … quando estava quase chegando na Av. São João dei meia-volta e caminhei em direção ao Viaduto do Chá …quando de repente , não mais que de repente , eu avisto … Não !!! Não !!! Não !!! Eu não acreditei … dentro de um restaurante por quilo com cara de novo , reconheci sob uma camada de pintura texturizada na cor salmão , um mesanino com uma balaustrada curva sustentado por colunas cilindricas em estilo art-nouveu : ERA o Lírico , hoje é mais um quilinho … Resolvi almoçar lá … observar estes verdadeiros circos de aberrações gastronômicas super-iluminados por luminárias cromadas , abarrotado de mesas , onde pessoas mal vestidas se alimentam de um tipo de comida no qual o frango tem gosto de alface e o alface do frango. Não era auto-flagelação não … acho divertido !!! A exemplo da minha doce e linda namorada , também tenho por passatempo observar a alimentação média do típico emboaba , pois como ela mesmo diz : “Vendo o que eles tem no prato , poderemos observar suas vidas inteiras , perceber claramente seus estilos de vida , suas músicas preferidas, suas roupas deselegantes , suas desarmonias corporais , suas férias medíocres , seus penteados patéticos , suas risadas eqüinas”.
A maioria vai de arroz , feijão , rondelli com molho rosé , lingüiça e batata frita … outros preferem “criar” : aí está a chave do sucesso do quilinhos (o citado , por sinal estava bem cheio ) : ele permitem um livre exercício ( e por que não , um aperfeiçoamento ) da mediocridade ontológica destas pessoas . Elas ficam libertas para escolher suas próprias misturas e nesta escolha revelam as contradições intrísecas de suas pobres existências … já vi cada coisa : paella com feijão , coxinha de frango com sushi , salmão com salsicha , etc … imagino que a estrutura psíquica das pessoas que criaram tais pratos seja uma coisa parecida , um amontoado de elementos díspares , que de uma certa maneira se anulam , da mesma forma que um sabor agridoce anula um sabor cítrico e vice-versa.
Esta observação das pessoas se servindo revela muitas e muitas coisas …
Por exemplo , outro dia em outro restaurante por quilo ( desta vez dentro de um shopping ) um sujeito misturava feijoada com molho madeira … O que ele fazia enquanto ele se servia ??? Lia Dante Alighieri ou falava boçalidades ao celular ???

PS.: Algum desavisado poderá me acusar de estar comentando trivialidades , em vez de estar falado de coisa mais sérias , pois a cidade está assolada pelo caos , em uma espécie de guerra civil …
Porém poucos notam que a desestrutura social é produto de um amontoado de pessoas , cuja incoerência psiquica se reflete em uma desordenação de sabores , em uma mistura insólita de temperos …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *