Skip to content

CONFISSÕES DE UM OTÁRIO

Existem empresas que me despertam antipatia . Destas , não me sinto à vontade de maldizer seus produtos , uma vez que poderia parecer uma atitude um tanto quanto parcial . Porém existem empresas que inicialmente nos causam profunda simpatia, porém com o passar do tempo a coisa muda …
Durante muito tempo apreciei a marca Phillips , talvez pela gravadora que estampava seu nome no selo dos discos de vinil da musica nos grandes nomes da música popular brasileira … talvez pela lembrança do primeiro TV a cores que meu pai comprara em 1973 um móvel de madeira com portas e uma TV embutida , nesta TV assistimos pela primeira vez uma copa do mundo a cores , ocorrida na Alemanha em 1974 . Trinta e dois anos depois , em 2006 ( novamente na Copa da Alemanha ) resolvi comprar um televisor decente , então me lembrei da marca Phillips , e acreditando no mito de de que os produtos desta marca eram bom porque eram feitos com ótimos componentes , comprei um aparelho e não liguei para o fato deste só ter um ano de garantia . Afinal se as peças eram mesmo boas ( como acreditava ) a televisão iria durar bastante . Não é que uma ano e um mês após a compra , a TV não funciona . Mandamos consertar o aparelho ( em uma oficina autorizada , é claro ) … o orçamento fica em cerca de 18 % do valor do produto , um absurdo !!! Imagine uma empresa automobilística que lançasse um carro que após um ano de uso tivesse um conserto que custasse 18% do valor total do veículo !!! Alguém acha que esta empresa duraria no mercado ???
Mas voltando ao assunto , o motivo do custo : a troca de três peças ( daquelas que eu achei que eram boas ) : um transitor , dois capacitores e um circuito integrado!!! protocolamos um pedido na Phillips ( um vez que a empresa de consertos em questão era autorizada ) e eles disseram que iriam acompanhar .
Após cinco dias , a PHILLIPS comunicou que havia a necessidade da troca das peças !!!
Resumindo : Naquela TV PHILLIPS ( a do meu pai ) eu vi a Holanda de Cruyf brilhar em 1974 … Nesta de agora , eu vi o escrete holandês ser eliminado pelo Portugal de Felipão .
Será que a decadência de uma seleção não é uma metáfora para a decadência de uma indústria nacional ???

PS. : Se for assim coitada da indústria brasileira por que com uma seleção que joga com quatro volantes …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *