Skip to content

MAIALE ALLA “GRIGLIA” E ARRROSTO

Pegue uma pimenta malagueta seca, retire as sementes (importantíssimo) e pique bem fininho, adicione a pimenta em um pilão misture com sementes erva-doce (1 colher de sopa) e esmague tudo. Aplique este tempero sobre uma peça de lombo de porco (1 kg) e deixe a noite marinando (se a peça não tiver gordura suficiente unte-a com azeite antes de polvilhar o tempero).
No dia seguinte retempere o lombo com sal e pimenta-do-reino, e coloque a peça em uma frigideira e “sele” a carne. Na receita do Jamie Oliver este prato é grelhado, no nosso usamos a frigideira ao invés da grelha (motivo pelo qual a palavra griglia está ente aspas), o que permitiu a criação de um diferencial como vocês verão a seguir.
Retire a carne da frigideira e coloque então para assar por trinta minutos … retire do forno e regue o lombo com vinagre de ervas (5 colheres de sopa) e um punhado de alecrim, volte ao forno e deixe por mais vinte minutos. Enquanto isso despeje um pouco de vinho tinto 5 (colheres de sopa) na frigideira e faça um glacê com as crostas remanescentes do processo de “selagem” que permanecem no fundo, adicione um pouco de alecrim.
Corte o lombo e fatias generosas regue-as com o molho e sirva com farofa.
Para acompanhar escolhi um bom merlot chileno chamado Santa Alvara (pretendia fazer uma pequena descrição pomposa do vinho para demonstrar minha pseudo-erudição, mas abstive-me de cometer tal picaretagem em respeito aos enólogos, em particular em respeito ao jornalista Saul Galvão… deixemos para quem entende a difícil arte de comentar as qualidades da bebida de baco)
… e de sobremesa: picolé de limão !!!

Em respeito também aos fotógrafos decidi não publicar as fotos que não ficaram a altura do prato.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *