Skip to content

Em dois de março de mil novecentos e seis nascia meu avô paterno José Vitalino de Barros Martins : o adolescente que só falava latim durante as refeições aos dez anos de idade , o herói da revolução de 1932 , o fundador de um império literário denominado Livraria Martins Editora (que publicou Mário de Andrade , Guilherme de Almeida , Vilém Flussler , Oswald de Andrade , Graciliano Ramos , Menotti Del Picchia , Jorge Mautner , etc.) , o homen que bebia Romanné Conti , o grande conhecedor de sambas antigos , um grande avô e uma adorável pessoa …

No início dos anos oitenta ele me chamou uma tarde e me deu um pedaço de papel cartão , onde escrevera a mão o texto abaixo :

HOMENAGEM A SÃO VITALINO

no

REINO DE SÃO PAULO

no

ANO DO SENHOR DE 2080

na

CAPITAL DO REINO



O santo pregando para uma criancinha sob o sol causticante do sertão

SÃO VITALINO ( SANTO E MÁRTIR )

Viveu no século XX , sendo o segundo santo paulista . Sua canonização deu-se após a elevação ao culto de Santo Adhemar , o santo do povo, isto é , o primeiro populista elevado a essa glória . Dedicou sua vida ao apostolado da cultura , procurando alfabetizar os escritores da então República do Brasil , na qual ainda estava integrado São Paulo . Sofreu , com grande estoicismo e martírio nas mãos ( ou nas contas ) dos banqueiros e financeiros (!) de sua época .

Programa das homenagens em honra de

SÃO VITALINO

Em 2 de março de 2080 .

1) Leitura em praça pública da virtuosa vida do santo , que apesar de martirizado pelos poderosos de seu tempo, recusou-se sempre a ingerir vinho do Brasil ou whisky engarrafado nesse país .

2) Sermão alusivo a data por Don José Henrique de Barros Martins , tataraneto do santo e bispo de Trabiju .

3) Solene Te Deum , a ser cantado na catedral paulista , tendo sido escolhido o de autoria de Hector Berlioz , apresentado pela primeira vez em Paris no ano de 1855 em Saint-Eustache . O conjunto encarregado dessa apresentação é composto por 900 figurantes orquestrais e um coro de 600 vozes . Escolheu-se este hino de graças em relação a modéstia do santo , sempre demonstrada em vida .

4) Inauguração solene da Nova Praça da Sé , que totalmente reformada e moldada ao espírito do santo , receberá o nome de Largo do Vitalino , santo e mártir .

Todas as solenidades serão presisidas por Don Lenine Evaristo Kossakov Cardeal Primaz do Reino de São Paulo .

Obs. : Pede-se a todas as pessoas que utilizarem asas plásticas ou metálicas para seu transporte pessoal , guardá-las no Asário Público no novo Largo do Vitalino .

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *