Skip to content

O TRIUNFO DE UM BAIXINHO BOÇAL

João Jonas Domenico Donizete sempre se envegonhou secretamente de sua baixa estatura , compensando seu complexo de inferioridade com um comportamento agressivamente vulgar : suas gargalhadas eram altas ; suas piadas , do mais surpreendente mau-gosto ; seu discurso político , mescla de frases feitas contra a corrupção salpicadas por lampejos de pensamento reacionário ; sua diversão predileta , assistir televisão palitando os dentes ; sua profissão , taxista .

Uma noite apanhou uma bela passageira na Av. Consolação , a dama trajava um taileur púrpura sobre uma camisa de seda verde turquesa . A estonteante exuberância da mulher fez com que nosso protagonista permanecesse mudo até o final da corrida , em uma rua arborizada do bairro do Alto da Boa Vista . Voltou para casa ( era a última viagem do dia ) sentindo extasiado o perfume deixado pela beldade , pois jamais sentira aroma semelhante…

No dia seguinte notou que a saudosa passageira esquecera um livro , guardou-o no porta- luvas . Devolveria a noite , para dar tempo de ler um pouco a tarde e poder comentar algo . Após uma manhã mais ou menos movimentada , parou em uma padaria , a após comer a tradicional refeição composta por arroz , feijão lingüiça e macarrão , resolveu folhear o livro olvidado que se intitulava : “O Principe” de auroria de um tal de Nicolau Maquiavel . Havia na página marcada com uma fita vemelha o seguinte texto :

“Não gostaria de que fosse tido por presunção um homem de baixa e ínfima condição ousar discorrer sobre e regular o governo dos príncipes ; porque , assim como aqueles que desenham as paisagens se postam lá embaixo das planíces para observar a natureza dos montes e dos lugares altos , e, para observar os lugares baixos se postam no alto dos montes , assim também para conhecer bem a natureza dos povos é preciso ser príncipe , e para conhecer bem a dos príncipes é preciso ser popular .”

Jonas João , ou melhor , João Jonas anotou o texto supracitado em um guardanapo , e ficou a tarde (enquanto percorria os mais distantes bairros) a tecer considerações a respeito do que lera . A noite voltou à residência da mulher de taileur porém foi friamente recebido por uma empregada gorda . Devolveu o livro e saiu cabisbaixo .

Se a fisionomia da passageira não lhe saíra da memória , o conteúdo do texto também ficara a latejar em sua mente imbecilizada , a ponto que semanas mais tarde , o taxista Donizete , escreveu uma carta ao presidente da república citando o trecho retro-mencionado do Maquiavel e salientando que devido a baixa estatura física e a condição de oriundo dos baixos estratos sociais , era a pessoa recomendada para pleitear o cargo de conselheiro supremo do chefe da nação … e não é que conseguiu …

No dia seguinte de sua posse uma , moradora do bairro do Alto da Boa Vista se surpreendeu a ver uma limosine estacionar defronte sua residência …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *