Skip to content

E O DRAMA CONTINUA …

Dolores Otálora nascera em solo portenho , passando a infância no bairro do Retiro . Uma semana antes dela completar sete aniversários sua família deixou Buenos Aires as pressas pois seu pai encontrava-se repentinamente muito endividado , devido ao fato de ter apostado com o bairro inteiro que Oscar “Ringo” Bonavena nocautearia Muhamad Ali naquela luta em sete de dezembro de 1970 no Madison Square Garden ( o norte-americano ganhou após derrubar o argentino três vezes no décimo quinto assalto ).

Rumando para a capital paulista e após perambular pela Bela Vista , Penha , Pirituba , Santo Amaro e Freguesia do Ó , fixaram-se em um bairro , mais por superstição do que por terem se encantado com suas ruas : o Bom Retiro . A partir dalí seu pai , sempre se referiria ao bairro onde diversos credores o aguardavam do outro lado do Rio da Prata , como o Mau Retiro .

O contato com o novo idioma foi traumático para nossa protagonista , que relutando em assimilar a lingua daquela terra estranha , trancou-se no quarto com antigas e taciturnas marionetes deixadas pela tia-avó e começou a fazer teatrinhos nos quais representava dramas amorosos com finais estranhíssimos …

Uma noite após assistir um destes filmes de terror em preto e branco cujo personagem central era um ventríoloquo , resolveu treinar aquela técnica em frente aos diversos espelhos da casa ( seu pai achava qua os espelhos mutiplicavam a perspectiva , portanto , uma casa com bastante espelhos traria fartura a seus ocupantes ) , descobrindo que tinha jeito para a coisa . Na verdade tinha mais do que previra , pois em pouco tempo já estava fazendo seus showzinhos sem ter que abrir a boca .

Com o passar do tempo ela foi se abrasileirando , conseguindo falar um português fluente , porém com sotaque , pois jamais conseguiria deixar de dizer : “Nao fiacha na maiônesse” como acontece com todo imigrante de lingua hispânica . Como era muito simpática e possuia uma sillhueta exuberante , fez muito sucesso nos circulos sociais e suas apresentações ( nas quais adotara o nome artístico de Dolores Odete ) começaram a se tornar famosas . O sucesso inicial , ao contrário de torná-la indolente , fez com que se aprofundasse em sua técnica , conseguindo fazer um número no qual os dois bonecos falavam simultaneamente .

Em pouco tempo passou a ser requisitada em diversos programas de auditório , e chegou a receber propostas para um programa exclusivo . Porém uma paixão repentina por um riquíssimo estanciero ( fazendeiro ) uruguaio fez com que abandonasse a paulicéia para residir no pampa , levando sua família . Seu pai ficou entusiasmado em descobrir que seu marido Diego Goyneche , na verdade era argentino da região de entre-rios e fora boxeur , chegando a conquistar o título mundial dos médios ligeiros , perdendo-o em seguida quando tentou a unificação contra o brasileiro Moacyr Cosme .

A monotonia do pampa gerou um tédio depressivo em nossa querida ventríloqua , aborrecimento este que pouco a pouco foi vencendo a atração inicial pela sua cara metade .

Em uma calorenta noite de sete de dezembro , Dolores Odete abandonou a tudo e a todos retornando de ônibus para São Paulo com uma pequena valise e suas marionetes … Trajava tênis , calça jeans e uma camiseta na qual estava escrito o título deste conto …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *