Skip to content

No penúltimo dia, partimos de Puerto Varas, passamos por Puerto Montt, e seguimos até Pargua, onde tomamos esta balsa para atravessar o canal em direção a ilha de Chiloé…

… lá no Pacífico, não é como a balsa de Guarujá, ou Ilhabela… lá, a balsa é uma espécie de nave de desembarque militar com paredes fechadas e um tráfego composto predominantemente por caminhões de grande porte…

… pra variar a tradicional foto náutica…

… e outra tirada em uma ambiente interno…

… não fomos até Castro a capital da ilha… resolvemos dar uma passada na simpática cidade de Ancud, onde os espanhóis construiram uma fortificação para impedir que os seus inimigos acessarem o golfo de Ancud (onde está localizada Puerto Montt)…

… hoje lá foi edificado um espaço público, cujo piso, a primeira vista, parece ser feito de pedras brancas…

… mas que na verdade é feito de conchas…

… caminhamos um pouco por esta via, depois passamos no mercado municipal…

… e fomos parar neste restaurante bastante peculiar, reparem nas bandeiras dos países…

… lá dentro a decoração era caprichada…

… sendo que a melhor peça decorativa era esta placa!!! “AQUI SE COME MAL, MAS EM FRENTE SE COME PIOR” Genial!!!

… onde se come o famoso Kurantun… lembram daquela folhona que eu mostrei anteriormente, pois é… com ela se faz um cozido com mariscos, frango, carne de porco, batata e um caldo bem temperado, que você toma que nem uma sopa… ir ao sul do Chile e não comer Kurantun é como ir a São Paulo e não comer um cuscuz paulista…

… uma verdadeira delícia!!!

depois, saindo do restaurante conhecemos o Juan, uma caminhoneiro que coleciona canetas e as pendura no para-brisa de seu veículo, de forma a compor uma curiosa cortina…

… que é formada somente por canetas de empresas, destas que são dadas de brinde… mais criativo que muito artista que anda expondo por aí… demos uma caneta para ele, de um hotel parisiense (ele falou que só aceitou porque era uma caneta de empresa)…

… o painel tinha também moedas…

… depois partimos para um lugar chamado Praia Brava… À noite, em Puerto Varas, jantamos no hotel e para minha agradável surpresa, vi quebrarem-se dois mitos!!! O primeiro que comida de hotel não presta… grande bobagem,,, no Hotel Bela Vista comi um excelente “lomo con jerez” … o segundo mito foi o seguinte: em uma viagem entre Chile e Argentina, eu acabei comendo a melhor carne no país que fica do lado do Pacífico… quem diria!!!