Skip to content

1- Ainda não fiz aniversário mas já ganhei um presentão da Tânia : “Fealdade de Fabiano Gorila” de Marcello Gaú ( Conrad Livros ) . É um livro de estórias em quadrinhos nas quais fotos ( algumas extraídas do Acervo Arquivo Nacional do Correio da Manhã ) se misturam a desenhos em técnica pastel ( creio eu ) realizados com maestria com ênfase na expressões faciais . A primeira estória ( homônima ao título do livro ) é sobre Arizinho um beque do Manufatura um time da Cia Fluminense de Tecidos , qua vai treinar no Fluminense de Zezé Moreira , porém no dia do teste , Getúlio Vargas sai da vida para entrar na história , e não tem treino no estádio da Laranjeiras . O craque , forçado pelo pai , assina um contrato com o Canto do Rio F. C. e embarca em um excursão pela América do Sul ( primeira parada : Venezuela ) com a certeza que podeira ser o titular na zaga do tricolor carioca . A segunda estória “Granadilha” é sobre um senhor que fugindo do assédio de um travesti é atropelado por um ônibus . Dois meses depois o traveco é se atira na frente de um taxi e morre . A cena é contada em uma conversa de taxistas em meio a cerveja e gargalhadas boçais . A terceira estória “Três Minutos de Linhas” mostra uma empregada doméstica fixada em novelas . Sua amizade com a patroa faz com que herde a máquina de costura quando esta falece . Agora ela poderá fazer um vestido igual ao da atriz da novela … e também um terno … e um enxoval …

Ia esquecendo : o prefácio é de Aldir Blanc .

2-Recebi uma mensagem virtual (“E-mail” para os colonizados) indagando-me sobre a origem do título do desenho postado ontem. Esclareço que foi inspirado em uma carta que James Joyce enviou de Dublin para sua esposa Nora em Trieste . O escritor aproveitou uma viagem a negócios à capital irlandesa para visitar o quarto em que Nora vivia quando solteira no Finn’s Hotel.

“Sim, também eu senti por um momento queimando em meu coração aquele fogo puro e sagrado que queima para sempre no altar do coração do meu amor. Eu poderia ter me ajoelhado junto daquela caminha abandonando-me a torrentes de lágrimas. As lágrimas dominavam meus olhos quando fiquei parado olhando para ela. Eu poderia ter me ajoelhado e rezado ali como os três reis do Leste se ajoelharam e rezaram diante da manjedoura onde jazia Jesus. Tinham viajado por desertos e mares e trouxeram seus presentes e sabedoria e roupagens reais para se ajoelharem diante de uma criançinha rescém-nascida, e eu trouxera meus erros e loucuras e pecados e perplexidades e anseios para depositá-los junto da caminha em que uma moça tinha sonhado comigo.”

(James Joyce -Tradução Lya Luft )

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *