Skip to content

Citação do dia :

“Vemos Fausto invocar seus poders mágicos e uma esplendorosa visão cósmica se desdobra diante de seus ( e dos nossos ) olhos. (…)

Ele invoca o Espírito da Terra e , quando este se manifesta , declara seu parentesco com ele ; todavia o espírito ri dele e de suas aspirações cósmicas e diz-lhe que procure outro espírito , mais adequado às suas reais dimensões . Antes que se desvaneça diante dele , o Espírito da Terra lança sobre Fausto um epípeto escarnecedor que terá larga ressonância na cultura dos séculos seguintes : Ãœbermensch , ‘Super-homen’.

Livros inteiros poderiam ser escritos sobre as metamorfoses desse símbolo : o que importa aqui é o contexto metafísico e moral em que se manifesta pela primeira vez . Goethe traz à tona esse Ãœbermensch não tanto para expressar a luta titânica do homm moderno , mas para sugerir que muito dessa luta está mal colocada . O Espírito da Terra diz a Fausto : ‘Por que , em vez disso , você não luta para se tornar um Mensch – um autêntico ser humano ?’ .”

( Marshall Berman )

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *