Skip to content

Estou lendo “A Divina Comédia”, e achei bem interessante o destino que Dante deu para as almas das pessoas medíocres : mal passam pela porta do inferno, já são barrados, não podendo nem cruzar o rio Aqueronte :

” ‘Mestre, que ouço agora? Que gente é essa que a dor está prostrando?’

‘Queixa-se dessa maneira’, tornou-me, ‘quem viveu com indiferença a vida, sem ter nunca merecido nem louvor nem censura ignominiosa. Faz-lhes companhia um grupo de anjos mesquinhos, que a Deus não manifestaram nem fidelidade nem rebeldia, pensando apenas em si mesmos. Foram, com desdouro, expulsos dos céus; nem o inferno profundo os acolhera, pois os anjos rebeldes se jactariam de lhes serem superiores em algo.’

‘Que dor tão cruel se apodera deles e os faz gritar, urrar tão fortemente?’, eu perguntei. ‘A razão disso é simples’, respondeu-me ele.’ Não lhes é permitido esperar o descanso da morte, e, com sina tão vil e abjeta, passam a invejar qualquer outra sorte. Seus nomes passaram no mundo sem deixar marca; o perdão e a justiça divina os desdenharam. Mas não desperdicemos mais tempo com eles; olha-os e segue em frente.’”

( Dante Alighieri – tradução : Fábio M. Alberti )

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *