Skip to content

O DUKE ELLINGTON DE LIMOEIRO

Neste final de semana fui assistir um show da Orquestra Tabajara – Para quem não sabe esta orquestra já fez mais de 13.000 apresentações … seu regente Severino Araújo nasceu em Pernambuco (Limoeiro) mas mudou-se para João Pessoa onde tocou clarineta na banda da Polícia Militar … Depois foi reger a orquestra da Rádio Tabajara .
Antigamente as rádios tinham suas próprias orquestras (Rádio Nacional , Rádio Tupi , Rádio Gazeta , etc.) … atualmente só as rádios e emissoras de televisão estrangeiras tem orquestras ( só que de música clássica , como a BBC por exemplo ) , pois em Pindorama , a única que existia (Orquestra da Rádio e TV Cultura) foi extinta , mas isto são outros quinhentos ….
Severino , que foi aluno de Koellreuter e também compôs chorinhos (“Espinha de Bacalhau”) , reuniu alguns integrantes mudou-se para o Rio , onde fundou a Orquestra Tabajara em 1945 , a única big-band tapuia , que acompanhou uma variedade enorme de músicos como Jards Macalé , Lupicínio Rodrigues ou mesmo o Trio Esperança (com quem eu ouvi a referida orquestra pela primeira vez , uma vez que “A Festa do Bolinha” e “O Sapo” eram músicas obrigatórias nas festas infantis do final da década de sessenta).
E foi um grande prazer vê-lo (com seus 87 anos) reger o naipe metais com o dedo em riste , comandando os contrapontos , ou mesmo tocar um fraseado na clarineta … um gênio é um gênio e é um gênio , e pronto !!!
É uma pena que tal orquestra não seja melhor aproveitada , poderia acompanhar nomes como Luiz Melodia , Ná Ozzetti , Bocato ou mesmo o rei Roberto …

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *